quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

PROGRAMA VIAJANDO NA LEITURA EM 2011

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS/ 2011
PROGRAMA VIAJANDO NA LEITURA
A Hora da Leitura constitui-se a principal ação do Programa Viajando na Leitura, sendo indispensável que a mesma aconteça, semanalmente, em todas as turmas de todas as escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
Com a nova Estrutura Curricular do Ensino Fundamental de 09 anos - Resolução Nº09/2009-CME/MANAUS de 17.12.2009, as sessões do componente curricular Língua Portuguesa para as turmas de 2º ao 5º ano aumentaram de 05 para 07 sessões. Assim, orienta-se que 02 dessas sessões sejam destinadas para a Hora da Leitura.
No caso das turmas de 6º ao 9º a, orienta-se destinar 01 aula semanal de Língua Portuguesa para o desenvolvimento de atividades relacionadas à Hora da Leitura.
Para as turmas de EJA nas 1ª fases A e B, as sessões também acontecerão em dois dias semanais, dentro do Projeto Círculo de Leitura para adultos e idosos, apropriado para alunos em fase de alfabetização inicial e em processo. Para as outras fases, as turmas devem seguir as mesmas orientações do 2ª ao 5º ano.   
As atividades desenvolvidas devem priorizar a formação e a consolidação de leitores, utilizando procedimentos metodológicos que favoreçam novas oportunidades de aprendizagem e ampliação do repertório de leitura, de forma agradável. As atividades devem ainda ser dinâmicas, diversificadas e articuladas aos planos de ensino e à proposta pedagógica da escola, criando condições para que os potenciais leitores sejam capazes de apreciar a arte da palavra, reconhecer a pluralidade de sentidos produzidos, construir os seus e vivenciar reações e experiências decorrentes de diferentes interações  com a língua escrita.
O desenvolvimento do Programa na escola deve acontecer com o envolvimento de toda a equipe escolar, a saber:
1.    Diretores:
ü  Verificar o envolvimento de todas as turmas da escola com o Programa, especialmente no que diz respeito à Hora da Leitura.
ü  Facilitar o uso de espaços alternativos de leitura, principalmente se a escola não tiver biblioteca.
ü  Dar suporte técnico e logístico para o desenvolvimento das atividades e Projetos relacionados ao Programa.
ü  Divulgar as datas de eventos e formações (DDPM/ GTE) relacionados ao Programa.
ü  Facilitar a participação dos professores nas formações oferecidas pela DDPM/ GTE.
2.    Pedagogos/ Apoios Pedagógicos:
ü  Conhecer o Programa na íntegra, a fim de sanar eventuais dúvidas que surgirem entre os professores acerca do desenvolvimento do mesmo.
ü  Tornar conhecido entre os professores o Manual de Atividades do Programa.
ü  Garantir, no planejamento mensal, espaço para discussões e planejamento das atividades da Hora da Leitura, socializando com todos um passo-a-passo de leitura.
ü  Mobilizar os professores para o desenvolvimento de Projetos de Leitura na escola.
ü  Organizar a escolha do Coordenador do Programa na escola, em todos os seus turnos de funcionamento (1 coordenador para cada turno).
ü  Incentivar e facilitar a participação dos professores nas formações oferecidas pela DDPM/ GTE.
3.    Bibliotecários/ Auxiliares de Biblioteca:
ü  Montar um plano de ação para o efetivo uso da biblioteca por professores e alunos.
ü  Organizar o acervo de livros da escola, a fim de  proporcionar maior probabilidade de atender aos mais diferentes interesses, gostos e motivações pela leitura.
ü  Preparar a biblioteca para receber as turmas.
ü  Divulgar as possibilidades de visitas à biblioteca pelas turmas.
ü  Organizar campanhas para a arrecadação de livros.
ü  Facilitar o rodízio de livros.
4.    Professores:
ü  Selecionar diferentes gêneros textuais para a Hora da Leitura condizentes com os interesses dos alunos, a fim de promover a interação participativa deles com os mesmos.
ü  Criar espaços para a prática da leitura, provocando o desenvolvimento da fantasia, da imaginação, do brincar, oportunizando a interação participativa do aluno com o texto.
ü  Planejar e aplicar as atividades que serão desenvolvidas na Hora da Leitura.
ü  Tornar a Hora da Leitura uma prática semanal.
ü  Desenvolver, com os alunos, os Projetos de Leitura abraçados pela escola.
ü  Participar dos eventos e das formações do Programa Viajando na Leitura oferecidos pela DDPM/ GTE.
Orienta-se ainda que todas as escolas fiquem atentas às convocações, aos convites, às ações e aos eventos promovidos pelo Programa, tais como: Dia Municipal da Leitura, Leitura na Praça, Projeto Leitura para a Cidadania (parceria com a Paulus Editora), Feiras de Livros e outros, a fim de participar de todos.


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