sexta-feira, 6 de maio de 2011

EMEF HELENO NOGUEIRA
PROFESSORA JOELMA
Leitura: nas asas da imaginação e da criatividade
Contexto:
Percebi o elevado índice de dificuldade em leitura e escrita dos meus alunos do PAA (Programa Aceleração da Aprendizagem) e procurei recursos que subsidiassem atividades interessantes e significativas no desenvolvimento desta área. O jornal foi um destes recursos. Acredito que o processo de leitura e escrita deve ser estimulado a todo momento e defendo a relevância do jornal pelo fato de possibilitar ao aluno leituras reflexivas de textos.
Metodologia:
Os alunos foram divididos em grupo, cada um trouxe um exemplar completo do jornal para que escolhessem uma notícia. Depois, realizaram a leitura e apresen taram em forma teatral para que os colegas descobrissem a notícia representada. Pode haver modificações,  acrescentando personagens para mudar a realidade da noticia. A criatividade, a improvisação e o respeito são imprescindíveis, pois um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é leva-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar e criar. Em seguida à apresentação, as crianças tinham que reescrever a notícia, estimulando a escreverem com se fossem jornalistas de verdade.
Resultados:
O resultado foi surpreendente! Todos os grupos se apresentaram com muita criatividade e entusiasmo artístico. Crianças tímidas e retraídas se expressaram por meio da linguagem oral, da expressão corporal e da improvisação. Todos puderam perceber que escrever não era um bicho de sete cabeças.
Dificuldades:
Afirmo que a maior dificuldade na aplicabilidade da proposta inicial é trabalhar em grupo. Há resistência dos alunos em aceitar opiniões e entrar em um consenso durante o processo porém, com a constante repetição da atividade, passou a ser natural e indispensável. As próprias crianças adquiriram uma grande autonomia e perceberam que as diferenças enriqueciam as ideias. Tomaram iniciativas, sentiram-se à vontade, enfim, direcionaram o trabalho. Eu, como educadora, estava presente, mediando as atividades. Passei grupo por grupo, auxiliei, contribuí com ideias, dando surporte ao que era necessário,
Conclusões:
Afirmo que a prática das atividades possibilitou o desenvolvimento integral das crianças. Educar não é apenas formar indivíduos tecnicamente capazes e civilizados, mas conduzir a energia e estimular o desejo de aprender. É desenvolver no indivíduo todos os níveis de sua personalidade, fortalecer seu caráter e estimular a criatividade. As atividades com o jornal auxiliam no desenvolvimento social, contribuem com a desenvoltura das crianças e combatem a timidez. O relacionamento entre os alunos e o professor foi melhorando e, consequentemente, a aprendizagem passou e se concretizar com tranquilidade e serenidade. Com certeza, o ensinamento vem a contribuir para as crianças e para todas as famílias. Como diz Ruben Alves, há escolas que são gaiolas e escolas que são asas. “Um professor deve ser um mestre de voo para dar a seus alunos a coragem de voar.” É isso aí, é só tentar que vale a pena!


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